top of page

editorial

“Fortalezas - mães que cuidam” é um pequeno fragmento de uma grande narrativa sobre a jornada de mães que saem do interior do Ceará e de estados vizinhos, e que chegam em Fortaleza em busca de tratamento para os filhos com doenças crônicas.

A vinda para a capital, a chegada nos hospitais e nas casas de apoio, a adaptação à nova rotina e a distância da família são alguns dos inúmeros desafios que estas mulheres têm de superar. A cidade de Fortaleza representa, para elas, uma nova fase de vida, na qual a cura dos filhos é o que mais esperam e ao que mais se dedicam.

Nos corredores dos hospitais, estão histórias de medo, luta e resiliência. E também de esperança, empatia e, sobretudo, amor. É nesse contexto que o Especial Fortalezas busca dar luz a estas histórias, a estas mulheres, que tiveram suas vidas impactadas a partir do momento do diagnóstico, e aos que cruzam, diariamente, seus caminhos.

Produzido por Yohana Capibaribe, Ludmila Masih, Eldo Pereira e Luciano Rodrigues para as disciplinas de Jornalismo na Internet, Radiojornalismo II e Telejornalismo II, do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará. Conheça agora a história de mães que se tornaram, para seus filhos e para si mesmas, em todas as perspectivas, Fortalezas: mães que cuidam.

para começar a trajetória

Tivemos contato com mães de diversos lugares do Ceará. Algumas estavam a dezenas de quilômetros de Fortaleza; outras, a centenas. Algumas vinham para Fortaleza com veículos próprios ou alugados; outras, com os carros disponibilizados pela Prefeitura, quando havia. Histórias distintas, mas todas reunidas pelo mesmo propósito: cuidar dos filhos na nova cidade para o tratamento das doenças crônicas. O leitor pode iniciar esta trajetória entendendo conosco um pouco da vinda dessas mães à capital. Explicamos o conceito de doenças crônicas no infográfico abaixo e a sua abrangência. Aqui se inicia a jornada das mães que cuidam.

O que são doenças crônicas.png
Movimento.png

Continue a trajetória

bottom of page